Perfil

Perfil

Quando uma gordinha, de família pobre do interior de Santa Catarina, conseguiria se tornar miss? Siluandra Scheffer conseguiu realizar esse sonho. Hoje, ela olha para o passado e se orgulha de ter conseguido vencer as barreiras da pobreza na infância, as humilhações que sofreu na adolescência e de ter tido força para continuar batalhando mesmo quando todos diziam “não” aos seus ideais.

A catarinense Siluandra Scheffer era uma adolescente de 17 anos quando decidiu perder os quilos que tanto a incomodavam. Em quatro anos, foram cerca de 30 kg perdidos, e a história dessa ex-gordinha está prestes a virar filme. Seu livro ‘O Diário de Uma Ex-Gordinha’, lançado em 2012, irá para as telonas pelas mãos de Márcio Garcia, e contará, com tom de comédia, o que Siluandra fez para emagrecer tanto.

 

Dieta e resiliência…

siluandra-scheffer-02

Sobre sua luta para emagrecer, ela conta que depois que chegou aos 80kg, ela não se pesava mais. “A gota d’água para eu decidir mudar foi quando eu fui demitida da loja onde eu trabalhava, por causa da minha aparência. Eu era motivo de chacota. Então, jurei para a minha mãe que ninguém mais ia me humilhar e eu ia emagrecer”, conta a escritora de 34 anos, que é da cidade de Palhoça (SC).

Depois da humilhação por estar acima do peso, ela decidiu transformar a sua vida. “Fiquei arrasada, mas em vez de me vingar transformei a frustração em força de vontade”, conta. Apesar de estar determinada a perder peso e ganhar reconhecimento, Siluandra não tinha como procurar ajuda nutricional. Ela decidiu, então, reduzir a quantidade de alimentos que consumia. Tentou reeducar seu estômago a comer menos. “As pessoas não acreditavam em mim, ninguém apostava uma moeda no meu sucesso”, lembra.

O caminho para emagrecer foi longo. Foram quatro anos para chegar aos 49kg, seu peso atual.

Mesmo assim, ela não desistiu. “Muitas vezes nem tinha os ingredientes necessários para cozinhar, como quando fiz a dieta da sopa. Então tive de adaptar esse objetivo à minha realidade. Mas a maior dificuldade foi deixar de pensar com cabeça de gordinha. É fundamental acreditar que é possível”, afirma. Como também não tinha dinheiro para frequentar uma academia, ela saía do colégio e caminhava pelo bairro. Siluandra tinha como meta fazer uma hora de atividade física por dia. No fim de semana, ela saía para andar de bicicleta e acabou ganhando o apelido de garota da bicicleta.

3 vezes miss…

siluandra-scheffer-01

“Nunca cometi loucuras, por isso levei quatro anos para emagrecer. Aprendi a levar uma vida saudável com refeições balanceadas e prática de atividades físicas”, destaca Siluandra. Ao alcançar os 49 kg, ela decidiu que estava na hora de concretizar seu sonho. Pegou o vestido de uma amiga emprestado, os sapatos de outra – um número maior do que seus pés, mas isso não importava, ela estava determinada –, arrumou o cabelo “fiado” no salão e saiu para o concurso de Miss Palhoça ainda com bóbis na cabeça.

“Estava chovendo e o organizador do concurso não queria me deixar participar. Insisti tanto que ele permitiu. Acabei ganhando. Corri até em casa para contar a novidade e meus pais ficaram surpresos, pois nem eles acreditavam que daria certo”, lembra. Esse foi só o começo. Siluandra ganhou mais uma vez o Miss Palhoça e, depois, conquistou o Miss Indaial, em Blumenau (SC). Em 2006, ela mudou-se para o Rio de Janeiro e entrou em uma academia. Foi quando conquistou um corpão de dar inveja. “Não tenho os 49 kg da época de miss, mas ganhei massa muscular e estou muito satisfeita com os meus 59 kg”, comenta.

O filme…

99367-marcio-950x0-2“Logo que lancei o livro entreguei alguns exemplares para alguns atores e apresentadores de TV  que treinavam e tinham convívio comigo  e todos eles foram categóricos em dizer ‘seu livro deveria virar um filme’. Meu ex marido, que é amigo de infância do Márcio  Garcia, enviou um exemplar . Depois de 6 meses ele me propôs a adaptação do livro pro cinema”, contou Siluandra.

O filme está em fase de captação de recursos e já deve entrar na fase de pré-produção. A atriz Paola Oliveira é a escolhida para viver o papel de Siluandra e terá que engordar 15 kg. “Fico muito orgulhosa e lisonjeada por uma atriz tão linda e talentosa fazer esse papel”, disse Siluandra.

Silu Hoje…

Hoje em dia, a história é outra. Com acompanhamento de um nutricionista e um profissional de educação física, Siluandra Sheffer mantém seus 59kg, distribuídos em 1,66m de altura com hábitos saudáveis: um dia da sopa por semana, pão sem glúten, muito líquido e duas horas de academia com musculação e aeróbico todos os dias da semana, inclusive aos domingos.

Há 20 dias ela está no sul da Flórida, em Coconut Creek e está buscando apoio para traduzir para o inglês seu livro. Além disso, ela dá consultorias sobre vida saudável.

verão

Conselhos inspiradores…

Força de vontade: sem recursos, a esteticista precisou de muita paciência para planejar, passo a passo, cada quilo que queria eliminar. E toda vez que pensava em desistir, mentalizava: “sou forte, vou conseguir”.
Equilíbrio à mesa: “Acredito que a reeducação alimentar seja o melhor caminho para emagrecer e nunca mais ter problemas com o peso. Quando você aprende a comer e ter consciência do
que está colocando no prato e na boca, você não erra mais. Não sou radical, apenas minha primeira opção é o mais saudável possível”, ensina Siluandra.