a
a
HomeNutrição5 dicas para melhorar sua saúde

5 dicas para melhorar sua saúde

De uma maneira geral, a busca pela melhoria de sua saúde não deve partir de princípios complexos nem mesmo de métodos os quais desprendam muito esforço, e sim atitudes feitas em seu dia-a-dia as quais possibilitarão de forma eficiente que você possa chegar aonde quer chegar, afinal, sem saúde, não é possível conseguir quaisquer outros objetivos. Entenda como é possível otimizar sua saúde e como é possível através disso obter melhores resultados na musculação ou em outro esporte qualquer.

1 – Foco em alimentos frescos e naturais
Alimentos frescos e naturais foram a origem da alimentação humana. Entretanto, com o passar dos anos, cada vez mais eles foram substituídos por alimentos industrializados, alimentos em conservas ou mesmo alimentos altamente processados, os quais fazem com que muitas vitaminas, sais minerais e outros micronutrientes sejam perdidos, bem como, sejam ainda adicionados compostos que podem ser prejudiciais à saúde, como nitratos entre outros. A própria adição excessiva de sódio e mesmo de açúcares simples nesses alimentos faz com que eles percam uma eficiência nutricional e, muitas vezes, nossa dieta está pautada justamente nesse tipo de alimento. O resultado, é claro, não pode ser outro: Doenças crônicas e sistêmicas, obesidade, problemas relacionados ao humor entre outros. Tudo isso se deve ao fato de que cada vez mais as pessoas buscam coisas práticas e rápidas devido ao seu dia-a-dia agitado ou mesmo por não saber como utilizar convenientemente os alimentos de forma mais natural.

2 – Atente-se à sua hidratação
Um dos itens menos considerados como importantes é, na realidade, talvez o mais importante e, falo justamente da hidratação. Isso porque, nosso corpo basicamente possui 69% de água e, se ela estiver em deficit o metabolismo de uma forma geral irá decair, além de que, sua própria performance e saúde também. Isso, sem contar fatores como a retenção hídrica que prejudicam suas composições corpóreas e estéticas. Um corpo bem hidratado é um corpo muito mais eficiente na eliminação de toxinas e na manutenção de suas funções.

3 – Esqueça números!
Números são importantes? Talvez… Mas, até que ponto? Quando falamos em números, muitos não conseguem entender que eles só são uma referência e, nada mais. Seu corpo não é formado por números e, na realidade, quando alguém olha para ele, não sabe quanto você pesa ou não, mas sim, sabe se ele está aparentemente bom ou não. Muitas pessoas tem o hábito de se preocupar demais com números. Acabam sacrificando seu próprios resultados em prol deles. Se importam com o peso, com o percentual de gordura, com a quantidade exata de calorias da dieta entre outros e esquecem de ver seu próprio feeling, de observar se seu corpo necessita de mais ou menos volume, se precisa de mais calorias naquele dia exaustante ou menos calorias naquele dia parado… Portanto, não se baseie em números, isso, certamente não será benéfico para a sua saúde. Ela necessita ser guiada por suas condições a cada momento.

4 – Priorize o momento do sono
Muitos deixam de dormir para trabalhar até tarde, deixam de dormir para sair com os amigos a noite, deixam de dormir para assistir um filme… Logicamente, não há nada mal em fazer isso de vez em quando e, certamente não teremos prejuízos realmente significativos por isso. Entretanto, quando isso se torna um hábito, certamente será SIM prejudicial. Durante o sono, produzimos e secretamos importantes hormônios e, inclusive, hormônios altamente anabólicos e lipolíticos como o GH (hormônio do crescimento). Além disso, as funções fisio biológicas do corpo diminuem e é o momento onde o corpo pode se recuperar dos desgastes do dia-a-dia e ainda, descansar o sistema neurológico que, não se esqueça, NUNCA PARA! No sono, muitas reações fisiológicas importantes acontecem e, normalmente quem não dorme, prejudica a performance, o desenvolvimento do físico e pior: a saúde! Uma boa saúde, DEPENDE de uma boa qualidade de sono.

5 – Valorize a forma como você pratica atividades físicas
Muitas vezes, gostamos de salientar que há uma grande diferença entre a prática esportiva profissional e a prática esportiva para a saúde. No caso da profissional, o maior aspecto buscado é a performance, ou seja, muitas vezes o indivíduo é necessário de ter pontos de sua vida sacrificados para chegar onde quer chegar. Já no segundo caso, como o próprio nome sugere, a intenção é promover a saúde e, portanto, obter uma qualidade de vida superior a qual você tem atualmente. De uma forma ou de outra, a prática esportiva está envolvida e não podemos desconsiderar isso. Sendo assim, essencialmente temos de pensar na prática a qual relaciona o bem-estar, que é o nosso foco do artigo. Uma prática regular de atividades físicas e, com a (s) modalidade (s) que você contemple e goste são fundamentais: Não adianta você optar pela prática de atividades físicas com pesos se você detesta aquilo, bem como, não adianta você querer jogar tênis se não gosta do esporte.

Latest comment
  • Adorei o post. Bem esclarecedor e estimula voc6e a tomar uma atitude. Obrigada. Beijinhos

leave a comment