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Dieta Antiinflamatória

Todos sabem que escolher a comida só pelo número de calorias emagrece, mas dificilmente combate a inflamação do organismo, uma das causas do ganho de peso. É por isso que a maioria das pessoas volta a ganhar peso rapidamente.
Os especialistas em nutrição funcional orientam a priorizar os alimentos que contêm antiinflamatórios naturais. Assim, você combate a vilã das gordurinhas, emagrece e se mantém magra.
FI negativo – Provoca uma espécie de inflamação nas células, que ficam impedidas de eliminar toxinas. Para se defender, o organismo responde com mais inflamação.Por isso,aparecem inchaço e peso extra. Fuja de massa, pão e biscoito refinados, doce, refrigerante, carne gorda e fritura.
FI positivo –Tem ação antiinflamatória. Ajuda a combater a inflamação, deixando você menos resistente à perda de peso. Mantém doenças, rugas e celulite à distância. No topo dessa lista estão salmão, acerola, alho, cebola, azeite de oliva e semente de linhaça. Os alimentos com FI positivo têm valor energético baixo ou médio, além de outros aspectos nutricionais positivos, como gordura boa, substâncias antioxidantes e antiinflamatórias (selênio, ômega 3, entre outros) e índice glicêmico baixo ou moderado.
O IG indica a velocidade com que o alimento é digerido e transformado em açúcar. Quando esse processo é lento, o IG é baixo e prolonga a sensação de saciedade. Se falhar nesse ou em outros itens, o FI do alimento é negativo. Não significa que você deva cortar do cardápio, o segredo é moderar.
As refeições devem combinar carboidrato (pão e massa integrais, grãos, frutas e legumes), proteína magra (aves, peixes, leite e derivados) e gordura boa (castanhas, sementes, azeite de oliva). Escolha mais itens com FI positivo que negativo, os dois em porções moderadas.
As propriedades inflamatórias ou antiinflamatórias de cada alimento não dependem do tamanho da porção.
Alguns alimentos:

ALIMENTO –  FATOR INFLAMATÓRIO (FI)

Massa, pão e cereais

Batata-doce +210

Cereal matinal light rico em fibras +4

Espaguete integral cozido -33

Pão de fôrma integral -72

Arroz integral -103

Granola -116

Arroz branco -172

Pão francês -261

 Carnes, aves e peixes

Salmão +601

Atum +464

Filé de pescada, badejo, namorado +31

Peito de peru +11

Camarão +10

Presunto magro +9

Hambúrguer de carne magra -8

Frango sem pele -9

Carne de porco -133

 Leites e derivados

Queijo cottage +9

Iogurte desnatado -4

Mussarela -14

Cream cheese light -21

Leite -45

Queijo branco -69

Ricota -69

 Ovos

Clara +5

Ovo cozido -43

Gema -48

Ovo frito -124

 Frutas

Acerola +340

Goiaba vermelha +104

Uva rubi +53

Abacate +52

Limão +38

Papaia -3

Melão -3

Morango -3

Abacaxi -22

Pêssego -45

Maçã -50

Banana -215

 Vegetais

Alho cru +4939

Cebola +387

Pimentão vermelho +276

Cenoura +193

Nabo +136

Espinafre +78

Brócolis +56

Tomate +52

Rabanete +24

Vagem +11

Pepino +4

 Gorduras e frituras

Azeite de oliva +73

 

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