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Mitos e verdades da musculação

Hoje em dia existem muitos adeptos da musculação. No meu ponto de vista, os exercícios com pesos são excelentes para quem quer modelar o corpo, emagrecer, aumentar ou definir a musculatura.

Mas, mesmo com tanta informação por aí, ainda tem gente que ainda pensa que fazendo musculação vai ficar enorme e musculosa (o) do dia para a noite. Na realidade, é mais difícil conseguir músculos fortes e hipertrofiados do que emagrecer.

Para sanar algumas dessas dúvidas em relação à musculação, elaborei uma lista de mitos e respostas para vocês!

– Quero começar a fazer musculação mas tenho medo de ficar grande demais: Para você conseguir ficar muito musculosa (o) é preciso muita dedicação, alimentação especial, treino extremamente forte, genética apropriada, ou ainda uso de hormônios artificiais. Portanto, não se preocupe, você não vai virar fisiculturista do dia para a noite.

– Quando eu parar vai cair tudo: Isso não ocorre. O que acontece é que quando você treina com pesos, sua musculatura vai respondendo e alterando significativamente a forma do seu corpo para melhor. Se você parar de se exercitar, seu corpo vai voltando ao que era antes, já que o estímulo do exercício cessou.

– Musculação não emagrece: Emagrece sim! Como toda atividade física, ela vai promover gastos calóricos no momento da realização. Sem contar que seu metabolismo basal também será estimulado, fazendo com que você gaste mais ao longo do dia. Outro fator é que quanto mais músculos se tem, mais energia você gasta em repouso.

– Vou ficar com corpo de homem: Os hormônios são os responsáveis pelas diferenças corporais entre homens e mulheres. Por exemplo, a testosterona, hormônio que circula em grande quantidade no organismo masculino, é encontrada em proporções naturais muito pequenas na mulher. Assim , homens tem mais massa muscular e mais facilidade para desenvolvê-la.

– Não posso fazer musculação pois estou grávida. A musculação é indicada para gestantes, desde que se tenha um histórico de atividades físicas anteriores. Ela vai ajudar no trabalho de parto, previnindo dores lombares, auxilia no ganho de peso ideal e na recuperação pós parto. Feita da maneira correta é um ótimo exercício para gestantes.

– Vou transformar gordura em músculo: Isso não ocorre. Gorduras e músculos são tecidos distintos e não existe possibilidade dessa transformação ocorrer. O que pode acontecer é você perder gordura e ganhar massa magra. Aí sim é positivo.

– Musculação endurece a gordura: o que vai ficar mais forte e duro é a massa muscular que fica por baixo do tecido adiposo. Portanto, se você fizer dieta apropriada, essa camada que recobre o músculo vai diminuindo também.

Agora que você já sabe o que é verdade, que tal olhar mais atentamente para essa prática física?

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